Dicas
Saiba mais sobre os requisitos e regras da NBR 13961/2010

Saiba mais sobre os requisitos e regras da NBR 13961/2010

Toda empresa, independente de seu porte, possui um alto volume de documentos e dados impressos que precisam ser arquivados, para esta funcionalidade e tantas outras do dia a dia, são necessários armários diversos que sejam indicados para diferentes funções de armazenamento.

Mas não é tão simples assim, não é qualquer tipo de armário ou móvel que é adequado, na verdade os móveis para escritório precisam se enquadrar nas normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Por isso é imprescindível entender os requisitos e regras da NBR 13961/2010, que trata sobre as medidas e capacidades de carga ideais para estes armários. Continue lendo este conteúdo para entender mais sobre esta norma e deixar sua empresa nos padrões corretos.

Definições da  NBR 13961/2010

Esta norma abrange dentre os móveis para escritório, os requisitos e regras que devem ser mantidos nos armários, em relação às suas medidas (altura, largura e profundidade), assim como suas capacidades de carga.

Na figura 1, mostraremos de forma ilustrada as diferenças em relação a altura dos armários descritos abaixo no trecho retirado da página 2 da própria NBR 13961/2010:

3.1 armário baixo: Armário com altura menor que o valor estimado para o alcance vertical mínimo dos braços do usuário em pé (ver figura 1). 

3.2 armário médio: Armário com altura compreendida entre os valores estimados para o alcance vertical mínimo dos braços do usuário em pé e o alcance vertical dos braços do usuário em pé, quando estendidos na altura dos ombros (ver figura 1). 

3.3 armário alto: Armário com altura compreendida entre os valores estimados para o alcance vertical dos braços do usuário em pé, quando estendidos na altura dos ombros, e o alcance vertical máximo dos braços do usuário em pé (ver figura 1). 

3.4 armário extra-alto: Armário com altura acima do valor estimado para o alcance vertical máximo dos braços do usuário em pé, exigindo o uso de escadas ou outros artifícios. Esse tipo de armário deve ser utilizado apenas para arquivamento de materiais e objetos de uso esporádico (ver figura 1). 

3.5 armário suspenso: Armário elevado em relação ao nível do piso, fixável em paredes ou superfícies verticais (ver figura 1).

A largura do armário é medida de acordo com a distância horizontal das superfícies externas das laterais do armário, assim como a profundidade é medida de acordo com a distância horizontal das superfícies externas da frente e fundo do armário.

Outra regra que deve ser seguida no padrão desses armários para que estejam de acordo com a norma é a capacidade de carga que cada prateleira, gaveta e o armário como um todo suporta.

Não existe uma capacidade de carga mínima e máxima previamente definida para os armários, uma vez que a as medidas de tamanho do mesmo são variáveis, portanto é estipulado que a carga que o armário tem a capacidade de aguentar é medida em gramas por centímetros quadrados.

Abaixo segue a tabela 1, na qual estão as informações de capacidade de carga que um armário deve aguentar:

Requisitos da NBR 13961/2010

  • Dimensões

Em relação às dimensões do armário, ou seja, largura (l), profundidade (p) e altura (h), devem ser apresentadas pelos fornecedores, nesta sequência, com estas letras respectivamente e em milímetros (mm).

  • Variáveis e valores

Se tratando dos vários tipos de armário, a aura e profundidade dos mesmos devem ser compatíveis com os tipos de objetos e materiais que neles serão arquivados, considerando também os alcances estimados dos braços de quem vai usar, de acordo com o que foi mostrado na figura 1. A largura dos armários também devem ser compatível com o que será arquivado neles, porém não apresenta nenhuma restrição dimensional.

Em relação às gavetas, a largura e profundidade interna útil das gavetas altas e altura interna útil das gavetas em geral, devem ser compatíveis com os materiais que serão guardados, além de seguir os valores da tabela 2.

A largura e profundidade das gavetas médias e rasas, devem levar em consideração os materiais que serão arquivados, porém não apresentam limitações dimensionais.

  • Componentes metálicos

Todos os componentes metálicos devem ser resistentes à corrosão ou serem protegidos contra a mesma de forma adequada, além disso é necessário seguir as especificações da NBR 8094 e ISO 4628.

  • Segurança e usabilidade

O armário deve ser fornecido pelos fornecedores com o manual do usuário e no mesmo deve constar as informações de uso, capacidade de carga (de cada um dos componentes do armário: prateleiras, gavetas, porta-pastas e etc), regulagem e recomendações de segurança. 

As bordas devem ser arredondados com raio de curvatura superior a 2mm, o fechamento de portas, gavetas, incluindo as travas devem evitar movimentos involuntários, portas que sejam suscetíveis a tombar com seu próprio peso, devem ser elaboradas para minimizar os riscos de tombar nas mãos dos usuários e por fim as partes lubrificadas do armário devem ficar protegidas, para que não entrem em contato com as mãos e roupas dos usuários.

Consequências do não cumprimento da norma

As normas técnicas devem ser cumpridas de forma obrigatória, uma vez que se encaixa no ordenamento jurídico brasileiro.

O cumprimento das normas é constitucional e as consequências do não cumprimento das mesmas, pode ser até mesmo a sanção penal que englobam, multas, fechamento do estabelecimento, recolhimento de produtos e mais.

Produtos de qualidade e confiança

Com base em tudo que abordamos até agora sobre as regras e requisitos da NBR 13961/2010, suas definições e também as consequências em não cumprir a norma, você deve se perguntar como e onde encontrar armários que sejam projetados de acordo com esta e outras normas.

Conheça a Método Móveis, há mais de 35 anos no mercado de móveis de aço, fabricando produtos de excelente qualidade e seguindo todas as normas necessárias. Acesse nosso site e conheça nossos armários e demais produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *