Outubro Rosa na Método
No dia 31 de outubro realizamos um encontro com as mulheres da Método para fechar o mês reforçando a importância da campanha Outubro Rosa.
É imprescindível compartilhar informações, criar um ambiente saudável e acolhedor para que aconteça essa troca. O respeito às pessoas e processos fazem parte da nossa cultura como empresa.
Além de reforçar a importância da data e lembrar dos cuidados, falamos também sobre o papel do psicólogo no Outubro Rosa e da Psicoeducação.
Embora seja delicado falar abertamente sobre o câncer, podemos ajudar a esclarecer mitos e verdades, refutar pensamentos negativos como: “Quem procura acha”, ou sentimento de culpa: “Não me cuidei”, “O que eu fiz pra merecer isso?”, e assim aumentar o conhecimento e diminuir o medo associado à doença.
É preciso esclarecimento para que o câncer deixe de ser visto como uma sentença de morte ou um mal inevitável ou incurável.
O câncer de mama apresenta sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e na redução da mortalidade.
Autoexame, se tocar, se olhar
Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode identificar mudanças normais e distinguir os sintomas suspeitos de câncer.
No tratamento, a eventual perda dos cabelos e da mama, exigem a construção de um alicerce emocional robusto, são atributos que carregam um significado social muito forte e estão diretamente ligados à identidade feminina.
Se você conhece alguém que está passando por esse processo, temos uma dica: Saber ouvir, acolher, evitar pensamentos negativos, estimular atitudes positivas, explicar a importância de aceitar o diagnóstico e persistir no tratamento.
Cuide-se, você é importante.