Dicas
5 dicas para organizar seu almoxarifado

5 dicas para organizar seu almoxarifado

Ter um almoxarifado organizado é fundamental para que sua empresa funcione adequadamente, e com isso seja capaz de atender suas demandas.

Com este setor desorganizado, sua equipe pode ter dificuldade para encontrar matérias-primas ou materiais necessários para o bom funcionamento do seu negócio. Assim, sua operação pode perder produtividade e passar por problemas de gestão.

Tendo em vista a importância de manter o ambiente em dia, preparamos este conteúdo com 5 dicas para manter seu almoxarifado organizado. Confira!

1. Controle as entradas e saídas de produtos

A primeira dica é controlar as entradas e saídas de produtos do seu almoxarifado, de maneira que assim tenha ampla visão acerca do funcionamento desse setor.

Caso não faça isso, sua equipe de trabalho poderá não saber, por exemplo, que fim levou determinado produto, e isso significa prejuízo financeiro para a empresa.

2. Tenha uma tecnologia de gestão de estoque

Invista também em uma tecnologia de gestão de estoque. É uma solução que pode não apenas facilitar a realização das operações em seu almoxarifado, como, por exemplo, a consulta a produtos no sistema, mas também reduzir custos.

Como? Uma tecnologia de gestão de almoxarifado é capaz de automatizar algumas operações, como a emissão de relatórios, o que, no final das contas, possibilita que sua empresa trabalhe com um quadro de colaboradores enxuto.

3. Organize bem suas prateleiras

Um fator importante para manter seu almoxarifado bem cuidado é organizar bem as prateleiras. Apesar de parecer lógico deixar os produtos com maior saída na altura dos braços, a melhor prática é ordenar os objetos por peso, deixando os mais leves em cima e os mais pesados embaixo. Isso garante mais segurança e aumenta a durabilidade de seus móveis.

Falando em durabilidade, vale salientar que a melhor opção para seu almoxarifado é investir em estantes de aço, que têm vida útil bem maior, sem falar que são seguros e fáceis de limpar.

4. Realize o inventário dos itens do almoxarifado

O inventário é uma ferramenta de gestão de almoxarifado que possibilita a uma empresa saber a quantidade exata de itens presentes em tal setor. Assim sendo, podemos dizer que é por meio dele que é possível saber o valor total do estoque, ou seja, quanto ele vale para a organização.

Como dica, emita um relatório de itens no sistema do seu almoxarifado e, com base nisso, faça a contagem dos produtos fisicamente. É uma forma de otimizar a realização dessa operação e fazer com que ela seja feita com rapidez.

5. Invista em uma sinalização adequada

Para organizar o almoxarifado, é essencial também investir em uma sinalização adequada, que seja capaz de orientar a equipe de trabalho na hora de contar e separar os produtos para uso interno ou para venda.

Sem uma boa sinalização, a equipe de trabalho terá, sem dúvida, dificuldade para encontrar os materiais solicitados.

Viu só como manter o almoxarifado organizado não é uma tarefa tão complicada? Agora é só colocar nossas dicas em prática e colher todos os benefícios que a organização de almoxarifado trazem para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *